Como configurar o comando de rádio frequência MC21 PDF Imprimir
MICRO CONTROLADOR MC 21

 

O micro controlador MC 21 é um conjunto de dois módulos utilizando um comando à distância por rádio freqüência, onde estes dois módulos estão o transmissor e o receptor.

Sendo o transmissor, um controle de comando para o acionamento do sistema a ser aplicado e simples comando.

            O seu receptor possui dois canais contendo um rele em cada canal, que fornece contatos (“NA”, “CM” e “NF”)*. Sendo aceito até 63 dispositivos (entre controles e sensores) com freqüência de trabalho em 433,92 MHz, o MC 21 pode atingir uma distância média de percepção dos sinais de até 80 metros. Sua alimentação poderá ser fornecida através de uma fonte de 12 V(corrente contínua).

 

Um fator interessante é que ambos os contatos não existem tensão ou corrente elétrica, uma vez que o rele apenas conecta (“NA” ou “NF” ao “CM”).

 

 

Para isto é necessária uma alimentação independente dos atuadores do sistema, portanto o micro controlador servirá como ativação do robô. Vemos a utilização de jumpers para a sua programação, isto ocorre para obter praticidade e rapidez na configuração, sendo um jumper para cada canal a ser configurado.

Cada botão (tecla) de controle remoto (transmissor) pode ser cadastrado para acionar qualquer um dos canais (1,2 e 1+2).

 

Para obter sucesso na configuração os botões precisam ser cadastrados no receptor separadamente, pois ficarão definidos para cada canal do receptor, ou seja, canal 1, canal 2 e canal 1+2. Uma curiosidade que interfere na funcionalidade desejada será após a configuração, a opção de manter ou não o jumper no receptor, pois temos é oferecido três modos (pulso, retenção e retenção temporizada).

Cada um destes modos obtém situações diferentes. O modo pulso funciona com o botão pressionado, ou seja, o canal será mantido acionado pelo tempo que o botão for utilizado. Neste modo o jumper permanece conectado ao receptor para ambos os canais.

No modo de retenção, o jumper permanece desconectado ao receptor tendo uma característica de acionamento diferente ao modo anterior, pois quando o botão de controle cadastrado é pressionado muda-se o estado do canal respectivo a programação (desativado para ativado) ou vice-versa, em outras palavras podemos concluir que ao ser pressionado ele permanece ativado, para que haja a interrupção deste canal é necessário pressioná-lo novamente ou pressionar outro botão de comando do transmissor.

O terceiro modo é chamado de retenção temporizado, suas característica é semelhante ao modo retenção, a única diferença vem da desativação do canal selecionado por tempo já programado ou o acionamento de outro botão de comando.

Para um melhor entendimento veja os vídeos que ensinam na prática tudo o que foi apresentado neste artigo. (links para os três vídeos)

 

imagem ampliada do controlador MC 21

 

Para configurar o comando de rádio frequência MC21, disponibilizamos para você um manual em pdf para auxilialo.

Baixar arquivos:

MC21_PDF_P1.pdf Tamanho do arquivo: 5.26 Mb

MC21_PDFP2.pdf Tamanho do arquivo: 2.10 Mb