Construir seu próprio Arduino utilizando uma placa Protoboard PDF Imprimir

 Sabia que você pode construir seu próprio Arduino utilizando uma placa Protoboard e sem fazer nenhuma solda?

Está matéria foi retirada do blog do Je. Veja o blog aqui

O Arduino atualmente é uma opção bem conhecida quando se fala de open-hardware e kits para aprendizado de microcontroladores. Você pode  achar que o projeto não merece todo esse falatório , não gostar de AVR , ser fã de PIC , 8051 , Rabbit , Propeller mas não vá negar que é a plataforma que mais cresceu em numero de adeptos , com inúmeros projetos criados e disponibilizados na Internet.

Mesmo com essa popularidade , as vezes comprar um Arduino ou clone pode ser caro para quem mora no Brasil e montar um Arduino pode ser complicado:  nem todo mundo se sente confortável com ácidos , toners , emulsões e  fumaça de solda ( bom demais !!!!). Mas a vontade de ter um Arduino é grande e aí entra o protoboard , placa de contatos ou outro nome que o valha , na execução deste desejo.

O site do ITP sobre Physical Computing ( http://itp.nyu.edu/physcomp/Tutorials/ArduinoBreadboard ) já havia descrito a montagem do Arduino em protoboard com grande detalhe , possibilitando que fosse reproduzido facilmente . A mais nova iniciativa neste sentido foi feita pelo pessoal do site oomlout , que criou um kit para montagem do Arduino em protoboard e adicionou uma mascara em papel do posicionamento dos componentes e conexões. Esta mascara é  colocada em cima do protoboard e auxilia na colocação dos componentes e fios . Ficou bem fácil de montar e o risco de errar diminuiu .

Arrisque-se , monte um Arduino no protoboard e divirta-se .

Links :

Blog ooolomout sobre o Arduino no protoboard

PDF com o template do Arduino para protoboard