Manual de Montagem Robô Trix 2.0 PDF Imprimir

Segue o Manual do Robô Trix 2.0, que é apenas uma demonstração das possibilidades que podem ser utilizadas com os componentes Modelix atuando de forma integrada com nossa placa Modelixino 2.6.

 

Este Manual contém informações necessárias para que possa através desse Kit desenvolver conhecimentos básicos de eletrônica, podendo interagir através de sensores de Luz , sensores de toque etc.

Com os componentes inclusos nesse kit existe a  possibilidade da montagem de estrutura metálica que serve de suporte para o Modelixino 2.6, que é um completo laboratório de eletrônica, pois com o uso dos componentes eletrônicos e estruturas metálicas que são fornecidos no Kit,  é permitido o estudo de modo bem prático.

Composição para elaboração deste robô.

1 – Placa Modelixino 2.6 com protoboard acoplado;

2 -  Motores de Giro;

1 – Rele  Modelixino ;

2 – Circuitos INT;

1 – Circuito digital Modelixino;

1 – Sensor de Luz Modelixino;

1 – Sensor de toque;

1 – Par de Leds;

1 – Caixa para suporte de 2 pilhas;

3 – Cabos  fêmea de 3 pinos;

1 – Fio para a conexão dos componentes eletrônicos;

1 – Estrutura contendo peças metálicas e plásticas para a montagem do Robô Trix 2.0.

Modo de Funcionamento.

Este projeto possui um funcionamento bem simples, pois o mesmo executa o movimento quando seu sensor de luz é acionado, e o movimento de parada quando seu sensor de toque é acionado, mas isto não impede que outros projetos possam ser criados, pois isto é apenas o início, pois com sua imaginação e com ajuda do Modelixino 2.6, que é uma placa que permite  criar coisas fantásticas, você verá que é possível agregar funções a cada novo experimento.

Abaixo segue o Sketch utilizado para a programação do nosso Robô, perceba que é uma programação bem simples, e existem diversos exemplos de Sketchs que são enviados juntos em um CD que acompanha o Modelixino 2.6.

Exemplo de Sketch para a Programação do Robô Trix 2.0

*/

 * Este exemplo básico, aciona os motores do robô quando o sensor é acionado.

 * Os Leds montados no protoboard permanecem piscando durante o movimento,                                   

 * Quando o sensor de toque detecta um objeto o mesmo desliga os motores e faz com

 * que estes Leds permaneçam ligados .

 */

 

int reled = 8;                                  // rele conectado ao pino digital 8

int ldrd = 4;

int vald = 0;

int led =13;

int stoque= 6;

int vals= 0;

 

void setup()  {                              // Roda uma vez, quando o sketch inicia.

 

  pinMode(reled, OUTPUT);      // Configura o pino digital como saída.

  pinMode(led, OUTPUT);

  pinMode(stoque,INPUT);

 

void loop() { 

 

vald = analogRead(ldrd);               // lê o valor do sensor.

vals = digitalRead(stoque);           // lê valor de entrada.

 

  if (vald >1000) {                        // declara a variação para primeira condição.

 

  digitalWrite(reled, HIGH);       // defini ledE em nível alto (ligado).   

 

  }

 

  if (vals == HIGH) {

 

    digitalWrite(led, HIGH);

    digitalWrite(reled, LOW);

     }

  else {

 

    digitalWrite(led, HIGH);

    delay(30);

    digitalWrite(led, LOW);

    delay(80);   }

}